21 abril 2016

Mais tolerância e calças feias, por favor.


Quem lembra da calça semi bag? 
Aquela de cintura alta e coxas largas que nos deixava com cara de balão prestes a decolar em plenos anos 80. 
Eu usei, tu usou, nós usamos (já entreguei a idade!). 
Hoje não gosto e apelidei de semi-bagulho. Hoje eu acho feio e deselegante. 
Hoje. Eu acho.
O que aconteceria se aparecesse uma pessoa na minha frente usando? 
Ela/ele gosta? Ok! Não gosto, mas ok! O corpo é dela/dele e se isso faz ela/ele feliz, que use. 
Vou continuar achando a calça o ó, mas terei total respeito pelo direito que a pessoa tem de usar. E pode ser que fique bom nela. 
O fato é que a maioria das pessoas não reagiria dessa forma, podendo inclusive agredir a pessoa nas redes sociais, onde todos ficam mais corajosos e distantes. 
Se o tema é política, religião e gênero, aí desandou tudo mesmo! 
As pessoas acham que sabem o que é melhor para as outras e, curiosamente, é sempre a sua opinião. 
Criam significados e tentam convencer os outros a ter a mesma opinião/credo/visão, difamando quem não se deixa sucumbir. 
Confundimos ter uma posição com imposição.
Tenho medo de gente assim. 
Que se acha detentor da verdade e da justiça, que não estende a mão para acolher o diferente de si. Essa pessoa pode fazer estrago em uma família, em uma comunidade, na sociedade. 
Eu digo que é azul. 
Você diz que é azul-royal. 
O outro diz que é azul-royal-celestial. 
Enfim, cada um tem sua visão da cor, mas não venha me dizer que tem que ser azul-royal-celestial e ponto. E nem pense em agredir aquele que viu verde. 
A tolerância, meus amigos, é a chave para a paz na humanidade. A tolerância seguida de empatia é a base para um mundo melhor. Se juntarmos o perdão aí vira o céu. 
Temos muito a evoluir como seres humanos. Mas nascemos criaturas feitas de amor e só depende de nós, adultos, garantir que continuemos assim. A tolerância é ensinada todos os dias e muitas vezes já é consequência de uma pessoa que sabe amar as outras, incondicionalmente. 
Já disse que admiro o Papa? 
Ele tem uma frase que eu adoro: "Cuidemos do nosso coração, porque é de lá que sai o que é bom e ruim, o que constrói e destrói."
Para mim só faltava acrescentar que da boca e dos dedos que digitam, também.
 











Nenhum comentário:

Postar um comentário