02 abril 2016

A lei de Murphy e os suflês de internet

 
Nessa era digital, onde os livros físicos dão passagem aos digitais por absoluta comodidade e espaço - não necessariamente por serem mais interessantes - resolvi que já era hora de fazer o mesmo com meus livros de receitas. Afinal, tantos vídeos top com receitas incríveis a um simples touch de tela. Como resistir? 
E lá fui eu escolher uma receita bacana de suflê que vi perambulando pelas redes. Não, não era suflê de queijo, batata, carne, não... Era de nutella! Nu-te-lla! Irresistível. Trai meu livro de receitas, separei os ingredientes e vamos lá fazer essa delicia obscena da dietética. 
Eu e o Murphy. 
Sabe, o Murphy? Aquele filósofo sacana que diz que tudo que pode dar errado possivelmente dará errado? Esse mesmo. 
E o vídeo começa: 
Separe duas gemas das claras
Perai! Separe-duas-gemas...
Bata com duas colheres de nutella.
Calma, to separando as gemas ainda! 
Incorpore duas claras em neve à mistura. 
Nossa! Já bateu as claras! Perai que caiu ovo no celular e não consigo pausar! 
Unte uma pequena fôrma com cacau. 
Bate as claras! Bate as claras! Rápido!
Coloque massa o equivalente a uma noz. 
Alguém tem uma noz aí? 
Asse a 180 graus em banho maria. 
Agora complicou! E cadê esse cacau desgramento? Serve achocolatado? 
Retire do forno gentilmente.
Querido suflê, fofinho, amado, você poderia por favor sair do forno e continuar lindo e gato? 
Sirva ainda quente. 
E assim o vídeo termina com alguém enchendo uma colher com o delicioso suflê que surpreendentemente é crocante por fora e cremoso por dentro. 
Me perco babando até sentir um cheiro de queimado. É a massa do suflê que transbordou no forno e empestiou a casa toda. Acho que a minha noz estava mais para laranja mesmo. 
Olho para Murphy, ele olha pra mim, toda melecada de ovo, chocolate e suor. Aponta lentamente para minha estante, onde o livro da Ofélia Buda repousa. 
De voltas às origens! 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário