22 outubro 2014

Brasileiros nos EUA




Gente, estive nos EUA recentemente e confesso que me senti um pouco envergonhada com algumas cenas que presenciei de brasileiros por lá. Não que outras culturas não protagonizem cenas parecidas. Alemães, franceses, chineses, noruegueses... Podem até se comportar parecido, não sei. Não entendo a língua para dizer. Nem afirmo que todos os brasileiros se comportem igual, claro que não. Mas o que vi me deixou com uma má impressão dos nossos na terra do Tio San. 

Estava em um supermercado pertencente a uma rede grande de varejo. Minha filha escolhia um cereal (que aliás todos vem em embalagem XXXG, achocolatado vem em embalagem de amaciante de roupa!) quando escutei uma mulher berrando, com um sotaque meio puxado. Não identifiquei de que parte do país era, mas era brasileira:

- Eu vou te matar! Eu vou te matar!

Fiquei meio desacorçoada. Quem ia matar quem, caramba?

- Eu vou te matar, guri! Tu vai ver! Quando eu te pegar, vou te matar! Seu peste!

Era uma mãe que perseguia incansavelmente o filho, espero que não na intenção real de matá-lo. Este ria e debochava, fugindo dela. A luta demorou algum tempo até que a mesma finalmente o pegou. Sai de perto, sou contra violência infantil. Minha filha ficou assustada, perguntava se ela ia matar o menino. Tomara que não.

Logo em seguida, vi duas mulheres que carregavam carrinhos cheios de coisas. Davam gritos histéricos ao menor indício de um preço mais baixo. Jogavam as coisas nos carrinhos aos montes, como se não houvesse amanhã. Estamos no Armagedom e eu não sei? Bagunçavam as prateleiras, trocavam as coisas de lugar, abriam produtos para cheirar e testar. Senhor! Quéquisso?

Quando cheguei ao caixa para pagar, o funcionário me olhou com interesse. Conversamos um pouco e logo veio a pergunta: - De onde vocês são? 

- Somos brasileiros- respondi.

Ele começou a rir:

- Não parece - concluiu.

Nem perguntei porque, acho que eu já sabia a resposta. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário