04 setembro 2014

Samantha



Amei a resenha da Sa, do blog "Só para menores". Resenhas assim fazem a gente querer escrever mais e mais!


Beijos mil!




"O livro "A Formatura" é continuação de "Amigos Inimigos". Agora, a turma está prestes a terminar o nono ano do Ensino Fundamental, a formatura deles se aproxima e tudo pode acontecer.

No dia do aniversário de quinze anos de Maria, uma tia-avó aparece do nada e tenta convencê-la a "debutar", no começo Maria nega, com medo de que aconteça alguma coisa ruim no seu aniversário, pois todo ano quando ela faz uma festa, algo dá errado e acaba em desastre, se isso já ocorre com bolinhos no quintal, imagina com uma festa de debutante.

A pressão entre decidir debutar ou não só piora com a chegada de Méri na escolauma aluna nova que começa a dar em cima de Jack, namorado de Maria.

Entre a festa de Maria, a chegada de Méri e a formatura se aproximando, a vida dessa turma vai mudar muito.

Ah, que saudade eu sentia da Maria, da Camila, da Morgana, da Patrícia, do Jack, do Pedro e do André! Adoro esse pessoal, a conversa deles, as piadas, as loucuras que fazem e a amizade que a cada dia fica mais forte (exceto nas partes em que Maria foi a inimiga de Jack).

Gosto muito da narrativa em terceira pessoa, a forma como os personagens conversam entre si é igualzinha a forma como converso com meus amigos: rimos de coisas sem-graça e das nossas próprias risadas (durante a leitura eu comecei a rir das risadas dos personagens). A Vanessa Martinelli está de parabéns pelos diálogos super reais que criou.

Nesse volume, o lado psicológico das personagens foi mais explorado, durante a história vemos detalhes sobre a personalidade de cada uma em suas ações ou em seu jeito de falar, isso é bem legal. Camila, por exemplo, passou por um momento difícil de sua vida, seus pais se separaram, o que levou a menina a engordar, mas agora ela ficou meio neurótica em emagrecer. E o pai de Morgana não liga pra filha, por isso ela é rebelde e vai sempre pra diretoria.

Minha personagem preferida é a Morgana (que está na capa), ela se mostrou uma amiga para todas as horas, sabia exatamente quando alguém precisava de consolo, quando precisava falar sério, quando podia zoar... Além de ser muito engraçada (Morgana é quem conta a maioria das piadas), eu adorei o que aconteceu a ela no final!

Esse é aquele tipo de livro que nos garante algumas horas de risadas, que tem um toque bem jovem e que nos deixa querendo muuuuito mais! Eu adorei! Eu recomendo!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário