28 novembro 2013

Uma leitora!

 
 


Resenha da querida Paola Severo, do blog Uma leitora.
A resenha é sobre o AI 1, mas ela já leu o 2 também!
Logo, logo ela conta para a gente o que achou...

Beijos no coração!

"O livro começa contando a história de Maria, uma adolescente inteligente e bonita e confusa como todo mundo nessa idade. Para lidar com suas dúvidas ela tem a ajuda da mãe, e de seu irmão Rico, com quem ela vive brigando.Ela é constantemente incomodada por Jack, que foi seu melhor amigo na infância e ainda é seu vizinho, mas com o tempo eles se distanciaram, se tornando quase inimigos, já que ele vive aprontando com ela, fazendo piadinhas e encrencando durante as aulas. A turma de amigos deles se dá com todo mundo, tem a hippie do mundo da lua Patrícia, Camila que passa por problemas em casa e com a balança, Morgana que é a punk revoltada da turma, Maurício que é o mala da turma, e Pedro que é nerd. 
Maria começa a perceber que Jack está mudando com ela, tentando puxar assunto, e quando os dois são selecionados para a mesma equipe na gincana da escola, ela não tem escola. Vai ter que aturar o ex-best. Mas talvez Jack não seja assim a pessoa ruim que ela imaginou. É capaz que ela tenha que rever seus conceitos sobre ele, se eles forem andar no mesmo grupo de amigos, vão precisar aprender a se aguentar pelo bem da convivência mútua. Talvez funcione. Até bem demais.
 Eu fiquei tão encantada pela história, e acho que no contexto que a Vanessa se propõe, que é escrever para adolescentes, ela foi super bem sucedida. Eu que já li literatura pesada e tenho 21 anos na cara dei risadas altas lendo a história dessa galerinha. Então penso com meus botões, se eu que sou adulta adorei o livro, o pessoas da idade dos personagens deve amar.
As resenhas que eu tinha lido anteriormente sempre diziam que o livro era pra ser lidos com olhos de 13,14 anos, e faz sentido. As dúvidas que temos nessa fase parecem excruciantes, e as piores do mundo. As vezes parece que as dúvidas nunca irão embora, e que só problemas vão existir. Eu me lembrei de viver cada dúvida pela qual a Maria e suas amigas passam na história. Além de serem uma simpatia, todos os personagens são fáceis de se relacionar. Eles ficam pensando no que fazer, e tentando interpretar as ações dos outros. Tipo, o que quer dizer isso que ele falou? São coisas que a gente faz o tempo todo quando está conhecendo pessoas e fazendo amigos.
Todas as traquinagens que a gente faz na época do ensino fundamental são muito bem representadas pela autora, que tem uma escrita muito fluida, usa gírias e expressões que tem tudo a ver com a sua narrativa, e seu uso de palavras é muito bom. Achei a edição super boa, com os inícios de capítulos decorados, a capa é uma fofura só, e foi a própria autora que fez. Como ele é curtinho é rapidão pra ler, e ele realmente passa voando, as linhas praticamente se leem sozinhas.
Eu gostei de verdade do livro e pretendo indicar pra todas as minhas amigas gatinhas dessa idade. Já li a continuação, e logo logo tem resenha por aqui também. Mal posso esperar pelas novidades da Vanessa Martinelli, para ler também!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário