17 novembro 2013

Cantinho Literário!

 
 
 
 
 
 
Resenha comprida e  querida da Marcela Marques! Confiram!!
 
Beijos no coração!
 
 
"Amigos Inimigos é um livro espirituoso, cheio de conflitos na relação de amizade uma com a outra. Gira em torno de um grupo de amigos do Nono ano. Fase em que todos estão descobrindo o que querem da vida e começando a entrar nos conflitos do coração.
Exemplo disso é a mocinha apresentada. Maria é uma garota com conflitos e inseguranças dentro de si. Uma personagem com um carisma incrível, capaz de se passar por adorável aos olhos do leitor. Tem seus problemas familiares claro, com seu irmão mais novo Americo e sua mãe. (Já que seu pai havia morrido há alguns anos). Ela era apaixonada por Maurício, um garoto loiro de olhos claros, e tem uma amizade de longa data, mesmo com a distância tornando-a de amigos inimigos, com seu vizinho Jack.
Jack é o que também podemos usar para caracterizar um mocinho em conflito. Não tanto como Maria, uma vez que Jack já sabe seus sentimentos. Ele vive com sua mãe Sônia e seu cachorro Príncipe. Seu pai é um político que mesmo não aparecendo no livro, nem sendo muito citado, conseguimos perceber mágoas por parte do filho.Sua amizade com Maria, já no passado, nunca fora esquecida por ele.
 
 
O livro aborda uma temática super desengonçada. Encontramos os outros personagens, e é muito difícil não se identificar com um:
 
 
Camila é a mais inteligente da turma, ok, CDF. Durante o livro ela está passando por uma situação familiar conturbada, uma vez que seus pais estão se divorciando. Mas não é só isso. Para seu consolo, Camila vê-se comendo cada vez mais. E a cada briga ou qualquer outra coisa que ocorra em sua casa, ela se desespera em afogar a tristeza na comida. 

Patrícia é a patricinha da turma. É ela aquela que entende a piada só anos depois, que não presta atenção no mundo ao seu redor. É loira e bonita, mas vive no mundo da lua. Mesmo sendo a "boneca" da turma, ela não deixa isso explícito e nem usa isso para sua vantagem.

Morgana é a agitada do grupo. É a engraçada, rica e desengonçada. Ela vive sozinha, não tem limites de cartão de crédito e nem na língua. Digo isso pois ela fala o que quer e não mede consequências. Uma personagem que me irritou um pouco por suas atitudes e talvez por uma insinuação adquirida na leitura entre ela e Jack. Mesmo com os pesares, ela tem um bom coração e sempre apoia os amigos.

Pedro é o garoto calmo e leve do grupo. Não fala muito e seu personagem só vai tomando importância quando surge no ar, um romance entre ele e Camila não assumido até então.

Maurício é o mauricinho da turma. Mesquinho que só, e se acha a última bolacha do pacote. (sqn amigo). No começo, não dava para julga-lo, mas no decorrer da história, ele começou a aparecer mais e meio que mostrou o que ele é. Invejoso, mimado e lindo. 

Adorei os personagens porque mesmo Maurício, todos possuem um coração acolhedor e estão sempre prontos a ajudar uns aos outros.
A proposta da autora é muito boa. A história é envolvente, cheia de emoções e partes cômicas. 
Para os mais velhos, é uma oportunidade incrível de reviver o que foi a adolescência. E para os adolescentes, é uma maneira de estabelecer relação entre a realidade e a ficção.
Sem contar que a leitura é muito boa, leve e viciante. 
Você termina de lê-lo e fica com aquela sensação de "acabou?". O único ponto para ressaltar é que você não pode querer iniciar a leitura com diversas ideias e querer se surpreender.
Amigos Inimigos não é um livro que surpreende. É um livro que descontrai, faz passar o tempo e dar boas risadas.
 
A história tem uma continuação já publicada. (Oh Yeah!)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário