05 novembro 2012

La Vie Est Ailleurs! :)


 
 
Rafaella do blog La Vie Est Ailleurs!
Foooffaaa!!

“Amigos Inimigos foi publicado em 2012 no selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século. A obra nos mostra a convivência nada pacífica de Maria e Jack que eram muito amigos na infância e com os anos se afastaram e viraram "inimigos" porque o garoto adorava fazer brincadeiras com Maria. A autora me fez rir muito durante a leitura. Eu estava com muita vontade de ler a obra e quando vi que a Vanessa havia aceitado ser parceira do blog fiquei muito feliz. Junto com o livro recebi uma cartinha da Vanessa em que ela explica que teve a ideia de escrever Amigos Inimigos para os leitores de 11 a 13 anos que estão iniciando na vida literária, o que me fez ver a obra com outros olhos. Sabendo disso eu tentei ler fazendo de conta que eu tinha essa faixa etária, para avaliar o livro para o público que ele foi produzido. A leitura é satisfatória (até para a minha idade avançada haha). Como mencionei, os protagonistas eram muito amigos quando pequenos e foram se afastando. Agora com 14 anos precisam conviver e Jack adora pregar peças em Maria. A garota é apaixonada por Maurício, mas Jack não gosta dele e faz de tudo para separá-los. Com a ajuda das amigas Morgana, Patricia e Camila a garota consegue suportar, mesmo as vezes querendo matar Jack. Devido a um trabalho escolar as garotas, Jack, Maurício, Pedro e Gertrudes precisam tentar conviver e têm dois dias para escrever um hino para a escola. A equipe vencedora iria ganhar um final de semana em um hotel. Muitas confusões e brigas a vista e esse final de semana pode abalar os sentimentos que Maria nutre por Jack. O livro é bom e bem fininho, portanto não há desculpa para não lê-lo. A narrativa flui e quando você percebe o livro acabou. Eu adorei. Ri muito com a  desligada Patrícia, a ácida Morgana e com todos os personagens. Recomendo tanto aos pequenos leitores quanto aos "macacos velhos" como eu.”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário