05 julho 2012

Resenha da Lari!


Oi, Gente!

Segue a opinião da Lari do blog Leituras e Devaneios.
Ela gostou do livro, mas queria uma leitura com mais verassidade.
Eu entendi o que ela quis dizer, eu sei do meu gosto por situações mais irreais e cômicas.hehe
Bom, apesar das críticas ela gostou do livro, achou-o leve, cômico e rápido de ler, como o proposto para o publico-alvo.
Valeu pelas idéias, Lari, é sempre bom ouvir todas as opiniões!
Pode deixar que no 2 trago mais tramas!
Beijão!!


"Primeiramente, não posso deixar de começar ressaltando que a Vanessa é minha conterrânea! Não sabem o quanto fiquei feliz quando na Feira do Livro de Joinville soube sobre o livro dela.
Infelizmente não a pude conhecer lá e nem ao menos no lançamento do livro, culpa desta vida atribulada de estudante.
“Bora” conhecer mais sobre Amigos Inimigos?
Maria e Jack eram amigos desde pequenininhos, mas de uns anos para cá haviam criado uma antipatia aparentemente mútua. Era só Maria chegar perto dele para começarem a brigar... Por outro lado, Maria estava encantada por Maurício, a estrela do time de futebol.
No entanto, aos poucos a garota vai percebendo que Maurício não é tão legal assim. E, por uma competição na escola, para criarem um hino, se aproxima um pouco mais de Jack novamente, não sem deixar a inimizade de lado.
Quando perceberiam que, além de Amigos Inimigos, algo mais também os unia?
Amigos Inimigos é um fofo romance adolescente.
O enredo é bem simples, tendo destaque também para as amigas de Maria, como Patrícia, Morgana e Camila. Esta última estava passando por uma crise familiar devido a separação de seus pais.
Eu gostei do livro, foi uma leitura rápida, até mesmo por ter bem poucas páginas em relação aos livros que normalmente leio. Contudo, senti um pouco de falta de aprofundamento e um enredo com mais verossimilhança.
Ora, sei bem que o público alvo é pré-adolescente, mas alguns detalhes dispostos não coadunam com a realidade, como a viagem que Maria e o amigo fazem ao ganharem a gincana para um lugar sujo, feio e sem telefone, com somente uma professora, quem, inclusive, deixou os alunos dormirem sozinhos. Será? Sei que é ficção, mas o livro tem como fito a realidade...
Até essa parte estava adorando com paixão o livro, mas depois disto desanimei. Também senti falta do aprofundamento de algumas situações, como a de Camila que sofre com a separação dos pais, tendo inclusive intervenção dos seus amigos para tentarem animá-la, mas depois o problema é esquecido/relevado.
Como dito, sei que o livro é extremamente juvenil, mas não é por isso que não poderia haver um pouco mais detalhes, não subestimando os leitores. Lembro ter visto que a autora intencionalmente escreveu um livro pequeno e simples para cativar os leitores, incentivá-los a continuar a ler; também vi que o próximo livro da série deverá conter bem mais páginas. Espero que sim...
Por outro lado, não há como não destacar a linguagem limpa, simples e concisa, é um prato cheio para quem é mais jovem e tem ressalvas com livros maiores e cheios de páginas.
Apesar das críticas, a leitura do livro é extremamente válida. Talvez tenha eu o observado com olhos mais “adultos”, não sendo a faixa adequada para julgar...
A autora comentou que fez o livro pensando na filha dela e pensando no que fosse ler na juventude, para adolescentes de 11-13. E o livro satisfez o objeto proposto de ser leve, cômico e rápido de ler."

Obrigada pela resenha, Lari!
Beijos em todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário