06 maio 2012

Texto lindo do Apolinário!



Meus queridos, fiquei muito feliz de ler hoje, na coluna do meu amigo Apolinário, um texto lindo sobre mim. O Apolinário é um grande escritor, figura de respeito com uma belíssima estrada trilhada. Compartilho com vocês!
Obrigada, Apolinário!



6 de maio de 2012. A NOTICIA

ARTIGO


Nasce uma escritora, por APOLINÁRIO TERNES*


A joinvilense Vanessa Martinelli Levandowski está com seu primeiro livro em boa parte do País sendo distribuído pela editora Novo Século. A noite de autógrafos aconteceu na quinta-feira na livraria do Shopping Mueller, marcando um feito de importância, pois raros são os escritores que conseguem furar o ‘domínio’ da produção literária do eixo Rio-São Paulo e dos importados. Eles dominam o mercado brasileiro, já um dos maiores do planeta, apesar de nossas dificuldades de cultura e educação.

A obra – “Amigos-Inimigos” – destinada ao público infanto-juvenil, área sempre muito difícil e que no Brasil tem se revelado de mercado pródigo e de múltiplos escritores. Vanessa é mais um desses novos talentos e que tem razões para prosseguir na produção de novas obras. Mesmo considerada jovem para estreia em literatura e em ficção, com pouco mais de trinta anos, a joinvilense tem base sustentável, tanto em cultura quanto em anos de leitura intensa e extensa. Escrever, para ela, é consequência de excepcional paixão pela leitura. Como, de fato, são os escritores que se alimentam de milhares de outras páginas, num processo que desafia a compreensão lógica e racional. Desde cedo, ampliou seus universos na leitura de centenas de livros e com imaginação fértil, produz com relativa facilidade. Além de escrever com desenvoltura, Vanessa é rica de imaginação, fator essencial para a boa ficção.

Não conheço o seu novo livro, mas a conheço de outro texto, denominado ‘O enigma do mundo’. Tem 250 páginas e prende o leitor. Tem densidade imaginativa própria das novas gerações e descreve personagens com vibração e psicologia. Trata-se de universo fantástico e futurista onde Ana demonstra o ‘poder dos viajantes’. É preciso ler com olhos da imaginação para entender os diferentes planos da obra. Este segundo livro, e há três prontos, também se destina ao público infanto-juvenil, a especialidade de Vanessa Martinelli Levandowski.

Neste começo de novo milênio, uma das artes que enfrenta crescentes desafios é a literatura. Não apenas pela ‘democratização’ dos meios, que permite o surgimento de centenas de autores a cada dia, mas pela multiplicação dos autores. Nesse crescimento de obras e escritores, pinçar originalidade e reconhecer densidade dos textos é tarefa ainda mais difícil. De fato, há produção em demasia e onde a oferta é maior do que a procura o preço final tende a cair. Assim, temos hoje uma oferta de títulos em todas as áreas do conhecimento e em todos os gêneros literários como nunca visto em meio milênio do tipo móvel, criado por Gutenberg, em 1450.

Vanessa Martinelli é escritora com nível de criação, texto inteligente e articulado, capaz de criar mundos interessantes. Constrói, com facilidade, narrativas qualificadas e inovadoras. Oxalá não fique no primeiro livro, pois, afinal, o ofício da escrita não é feito apenas de talento e vocação. Antes, é maldição e expiação como revelam os mais instigantes e consagrados autores de todos os tempos. Boa sorte à nova escritora de Joinville.

aternes@terra.com.br
* Historiador e jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário