13 maio 2012

Resenha da "Leitora Viciada"!

Oi, Pessoal!


Olha que bacana a resenha da Tatiana, do blog "Leitora Viciada"!
Ela gostou bastante do livro, fico feliz! Adorei as palavras, Tati!
Beijos em todos!


"Eu adoro livros juvenis, principalmente quando bem escritos, pois eles atraem novos leitores e divertem os já experientes. Não existe apenas a questão da idade, o que mais importa é realmente o entretenimento, a leitura agradável.

 Amigos Inimigos é um desses casos: um livro voltado para os adolescentes, que agrada em cheio leitores de qualquer idade. A autora reuniu uma série de ingredientes que juntos fazem do livro um sucesso e uma leitura bastante divertida.

A narrativa ocorre em terceira pessoa e a cada momento utiliza o ponto de vista de uma personagem diferente, sem deixar, no entanto, de ser imparcial na história central. Isso faz com que o leitor fique curioso sobre os acontecimentos, não sabendo explicitamente o que as personagens sentem ou pensam, mas deduzindo o que está acontecendo de uma forma indireta. É o tipo de narrativa rara em livros juvenis: a autora demonstra os fatos e sentimentos, sem perder tempo explicando demais.

Isso faz o enredo se desenvolver fluidamente, utilizando de diálogos interessantes e dinâmicos.

O detalhe mais importante do livro é que todas as personagens foram muito bem caracterizadas. Mesmo sendo um livro juvenil, a autora consegue em poucas páginas nos mostrar as personalidades e aparências de cada adolescente (e adulto) de uma forma nem um pouco monótona, sem se perder em descrições excessivas.

É através da forma de falar, do comportamento, do vestuário e dos gestos de cada um que sinaliza ao leitor como cada personagem é. Dessa forma, cada um possuindo seu próprio estilo, rapidamente o leitor os identifica e simpatiza com cada um deles.

 Os protagonistas são dois adolescentes comuns, de classe média e que além de estudarem na mesma turma da escola, são vizinhos: Maria e Jack.

Eles já foram colados e os melhores amigos do mundo, quando crianças, mas no decorrer dos anos, foram se afastando. Mesmo tendo perdido a intimidade, será que a amizade realmente acabou? Então por que os dois não sabem o porquê de estarem pensando bastante um no outro? E por que estão brigando tanto? Se gostam e se odeiam...

Uma história escrita em forma de aventura, com personagens divertidas e os dramas da idade: estar acima do peso, ver os pais se divorciando ou os que são ausentes, aturar o irmão mais novo implicante, revoltas que se refletem no visual, achar graça em tudo, rir dos mais velhos.

Existem personagens diversificados: a inteligente, o esportista, o convencido, a punk, a estranha, o amigo, a líder, a distraída. Até um cachorro muito bonzinho e adultos engraçados ou esquisitos - claro, sob a ótica adolescente. Um prato cheio para o leitor.

 Apesar das diferenças, a turma é unida, mesmo quando não tem essa intenção. A amizade (e o romance) está presente em todas as páginas e é uma aventura atrás da outra. Me lembrou muito os livros da época da série Vagalume. Destaque para o final fora do clichê e comovente!

 Além disso tudo, a autora possui uma criatividade enorme e uma forma de escrever moderna sem se perder no coloquialismo; ou seja, consegue equilibrar um texto jovem a um texto bem redigido.

Um dos melhores livros juvenis que já li.

Me senti de volta ao início de minha adolescência, relembrei de minhas amizades da época, do ambiente escolar e até mesmo, de um "amigo inimigo" - não queria estar perto dele, mas não conseguia me manter afastada.

Este livro trata da amizade, que como tudo nessa época da vida, é muito intensa. Quando queremos que tudo dure para sempre, enquanto descobrimos uma novidade sobre a vida a cada dia.

 Com certeza uma leitura super recomendada para os adolescentes e para os adultos que não se esquecem dessa fase da vida.

Livro ideal para ser utilizado em escolas, ainda mais tendo o ambiente escolar, os amigos e o primeiro amor como pano de fundo."

Um comentário: