03 maio 2012

Matéria sobre o lançamento nacional do livro!

 

Vanessa Martinelli - Claudia Baartsch / Agencia RBS

Vanessa Martinelli
Foto:Claudia Baartsch / Agencia RBS

 

Vanessa Martinelli lança livro infantojuvenil nesta quinta-feira, em Joinville


A primeira obra da escritora terá uma noite de autógrafos na Livrarias Curitiba do Shopping Mueller


Cláudia Morriesen | claudia.morriesen@an.com.br
 
 
Quando começou a escrever "Amigos Inimigos", livro que será lançado nesta quinta-feira, às 19 horas, na Livraria Curitiba, Vanessa Martinelli pensava na filha de três anos e nas obras que ela teria para ler no futuro. No entanto, o trabalho cresceu tanto que, quando a psicóloga se deu conta, tinha um livro publicado por uma editora, uma previsão de distribuição nacional e um estande só dela na 9ª Feira do Livro de Joinville.

Foi lá que ela conheceu as felicidades de escrever para os jovens leitores e sentiu que os livros que dão continuidade à história tem força para serem publicados no futuro. Vanessa foi uma das escritoras com mais livros vendidos durante a feira literária joinvilense.

Formada em psicologia e em educação artística, Vanessa teve a oportunidade de conviver com crianças e adolescentes durante sete anos. Esta experiência, somada aos estudos em psicologia, a auxiliaram a criar a personalidade de Jack, Maria e seus colegas do 9º ano da escola, os personagens de "Amigos Inimigos".

Na história, os protagonistas vivem os conflitos de entrar na adolescência e ter a amizade prejudicada pelas diferenças de comportamento que surgem nessa etapa da vida. Até então, Jack e Maria eram melhores amigos, viviam "grudados" e até dormiam na casa um do outro.

— Cada um dos personagens é um tipo de adolescente e tem os familiares que também participam da história e são bem diferentes entre si. Apesar de tratar de conflitos, os adolescentes tem tiradas engraçadas, dando um tom de humor para o livro — conta Vanessa.

Segundo ela, foi preocupante observar como a literatura juvenil é desprezada, enquanto a infantil é tão rica.

— Eu lia muito quando era adolescente. Adorava os livros da coleção Vagalume, os livros dos Karas e fiquei pensando o que minha filha teria para ler quando entrasse na adolescência. Então escrevi a história para ela — justifica.

A obra foi lançada pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da editora Novo Século, a primeira que ela procurou quando resolveu publicar a história. Foi a editora que decidiu dar a ela um estande para divulgação de "Amigos Inimigos" na Feira do Livro de Joinville, mas o projeto acabou se revelando uma ótima opção para vender os livros.

— Achei que venderia dez, no máximo. Fiquei muito surpresa com a receptividade das pessoas. Muitos leitores compraram o livro no início da feira e depois voltavam para conversar comigo, dar um beijo e perguntar se terá continuação — diz ela.

Para os leitores adolescentes - ou os teens, como ela costuma chamar - agora é só esperar as próximas obras. A turma de "Amigos Inimigos" já tem novas histórias prontas, mas Vanessa ainda não decidiu quando negociará a publicação delas com a editora. Por enquanto, ela se dedica a fazer a divulgação, conhecer os leitores e lançar a obra em outros lugares. Em agosto, ela participará da Bienal do Livro, em São Paulo.

— O que posso dizer é que, no segundo livro, os personagens estarão às voltas com a formatura do nono ano e novos personagens entrarão na história — antecipa.

Serviço

O QUÊ:
lançamento do livro "Amigos Inimigos", de Vanessa Martinelli.
QUANDO: hoje, às 19 horas.
ONDE: livraria Curitiba, no 3º piso do Shopping Mueller, na rua Visconde de Taunay, 235, Centro.
QUANTO: gratuito. O livro estará à venda por R$ 29,90.
INFORMAÇÕES: (47) 3433-6400 begin_of_the_skype_highlighting (47) 3433-6400 end_of_the_skype_highlighting, na Livraria Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário