25 abril 2012

Matéria no jornal do Ielusc!


Gente!
Adorei a matéria!
O jornalista era um querido!
Beijos em todos!



Escritora faz pré-lançamento do seu livro de estreia

Vanessa Martinelli escreveu “Amigos e Inimigos”para o público infanto-juvenil e irá apresentá-lo na Bienal

Por Hassan Farias


 

      Um livro escrito despretensiosamente é o mais vendido na 9ª edição da Feira do Livro de Joinville. A autora, Vanessa Martinelli, psicóloga que decidiu se arriscar na escrita e conseguiu publicar seu primeiro livro, “Amigos e Inimigos”, no final do ano passado. Nesta quinta-feira, a joinvilense aproveitou a Feira para fazer o pré-lançamento. Descontraída, ela também participou de um bate-papo com os leitores adolescentes.
     “Amigos e Inimigos” conta a história de Maria e Jack, dois adolescentes que eram amigos quando criança, mas perderam a amizade com o passar dos anos apesar de continuarem vivendo próximos um do outro. O livro foi escrito para o público adolescente, porque, segundo Vanessa, “a literatura infantil é muito rica, mas a juvenil ainda não tanto”. A história traz personagens com características que lembram pessoas que fizeram parte da vida de Vanessa. A escritora sempre foi apaixonada por ler e escrever e, na infância, criava histórias em quadrinhos junto com uma amiga.
      A autora escreveu o livro para a sua filha, Luiza, de três anos. “Eu tinha vontade de ela poder ler e saber mais sobre o que eu passei na adolescência”, conta. “Espero que ela não leia e diga que o livro é ruim”, brinca. A psicóloga escreveu o livro durante um ano e, em novembro de 2011, concluiu o trabalho e registrou na Fundação Biblioteca Nacional. Motivada pelo marido Nelson, resolveu mandar o livro para a editora Novo Século. No dia 25 de dezembro, recebeu como presente de Natal a notícia de que a editora gostaria de publicar a obra.
      O lançamento nacional de “Amigos e Inimigos” acontecerá no dia 3 de maio, na Livraria Curitiba do Shopping Mueller, e depois será comercializado em todo o país. No mês de agosto, o livro também será apresentado na Bienal do Livro, em São Paulo. Vanessa se mostra muito feliz com o retorno dos adolescentes e com o sucesso inicial da obra. “Uma mãe veio comprar um para a filha, que não lia de jeito nenhum. No outro dia voltou para contar que ela teve de brigar com a menina para largar o livro e ir comer”, relata, emocionada.
      Nem bem o lançamento foi realizado e Vanessa já tem a continuação de “Amigos e Inimigos”, mas não sabe quando vai conseguir publicar. “São coisas que acontecem. Adoro escrever, vamos ver”, diz. O terceiro livro também está com o enredo pronto. “Amigos e inimigos” está à venda na Feira do Livro por R$ 20. Nas livrarias, o preço sobe para R$30.
       Apesar de ser novata como escritora, Vanessa reconhece que não é nada fácil escrever um livro e conseguir publicá-lo. “Eu nunca achei que ia publicar o livro. Não só em Joinville, mas no Brasil, em geral, é super difícil, até porque o público também não lê”, diz. “O país tem que investir na literatura brasileira e em autores daqui. Hoje, em qualquer livraria, de dez livros apenas dois são brasileiros”. Além isso, ela defende que os adolescentes devem ser motivados a ler e escrever, porque estas prática ajudam no desenvolvimento intelectual da criança.



!

Um comentário: